O Bar do Cacá Recebe, A Roda de Samba da Rainha, Homenagem a Sambista Dona Eliza - CARNA BH

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O Bar do Cacá Recebe, A Roda de Samba da Rainha, Homenagem a Sambista Dona Eliza

A Roda de Samba da Rainha traz hma
Homenagem à sambista Dona Eliza, a força da mulher no samba.

 

Ainda no século XXI a quem diga que fazer e cantar  samba  não é coisa para mulheres, mas como elas não se deixam valer às más línguas, não se acomodaram a seu tempo e à imposições e marcaram e marcam sua força e estilo no quesito.

 A história não mente e relata a força que a mulher sempre teve na produção do samba nacional, desde as raízes do samba de roda  e de suas várias variantes e características peculiares por todo Brasil.

Em Belo Horizonte a mulher sempre teve sua marca no samba, embora o machismo imperativo no estilo possa ter abafado as vozes femininas, elas sempre estiveram lá por trás, inteligentemente poderosas e orgulhosas por composições e inspiradoras do samba mineiro.


O Projeto Samba na Roda da Saia tem oito anos de existência e é composto por grandes  personalidades artísticas do cenário Belorizontino e  tem como foco apresentar ao mundo a força de mulheres periféricas que trazem a competência sem perder a malandragem, a resistência e a atitude buscando a reconstrução do lugar da mulher no samba e se organiza para salientar os saberes e fazeres das mulheres salvaguardas desse legado imaterial brasileiro, numa proposta de empoderamento feminino através da visibilidade e possibilidade de elevar a voz das mulheres vinculadas ao samba. 

A ideia do Projeto Samba na Roda da Saia é trazer à tona essa reflexão tão antiga no samba do país que é exatamente o apagamento da presença tão forte das mulheres na história desse ritmo tão brasileiro.  

É nessa vertente que o Projeto Samba na Roda da Saia realiza ações  como o Samba da Rainha numa perspectiva de afirmar a presença dessas mulheres na história do samba brasileiro.

A homenageada Dona Eliza é uma delas que  produz, canta, encanta, declama e dialoga com vários estilos musicais de origem negra, sendo marcante a sua paixão pelo samba.

O EVENTO


O Samba na Roda da Saia apresenta seu novo Projeto e Estreia em 11 de Setembro na mais tradicional Casa de Samba de BH - o Bar do Cacá. 

A Roda de Samba da Rainha é formada por Mulheres que homenageiam a Rainha do Samba de Minas Gerais - Dona Eliza.

"Buscamos força em mulheres que trilharam antes de nós essa estrada e nos deixaram um legado que muito honra nossa atuação de amor ao samba. Roda de Samba da Rainha está eivada de mulheres protagonistas que alteram o caminho pautado pelo patriarcalismo produzindo rasuras no sistema machista, rompendo paradigmas.

 Venha conosco para essa roda revolução!! Salve o Samba das Mulheres!",  relatou Rosane Pires Viana, produtora do Evento.

Para além da homenagem  à artista matriarca do samba Belorizontino - Dona Eliza - o evento tem a intenção de fortalecer e mobilizar parcerias para afirmação da Casa de Eventos: Bar do Cacá - que tem passado por grandes dificuldades.

Em tempos pandêmicos a ação visa contribuir com as artistas sambistas.

O Bar do Caca fica na Rua Andiroba,20 - Bairro São Paulo, BH/MG

Mesa 04 lugares X 25 = 100 reais

Convites pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/samba-da-rainha__1319145

  O CarnaBh deseja a organização sucesso ao evento.

4 comentários:

  1. Será um evento lindo, cheio de representatividade e muita alegria..

    ResponderExcluir
  2. Será um evento lindo, cheio de representatividade, beleza é alegria.

    ResponderExcluir
  3. Uma justa homenagem a essa cantora maravilhosa que tanto nos representa em uma das casas referência do nosso samba
    Vai ser lindo

    ResponderExcluir
  4. Mulheres potentes num espaço de grande resistência!!! Dona Eliza merece!!! Viva o Samba ! Salve as Mulheres do Samba na Roda da Saia.

    ResponderExcluir