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Belotur e Sebrae Minas realizam Seminário de Carnaval para capacitação do setor
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em correalização com a Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e parceria com o Sebrae Minas, vai realizar nos dias 27, 28 e 29 de julho, o I Seminário do Carnaval de Belo Horizonte. Com o objetivo de promover o diálogo e a construção conjunta com foco na cadeia produtiva do carnaval e sua sustentabilidade, na cultura e no turismo, a programação contará com quatro mesas de discussão sobre temas que permeiam o universo da folia belo-horizontina. O seminário será transmitido pelo Youtube do Sebrae Minas e não é necessário cadastramento prévio para participação.
A atividade estruturante é uma oportunidade para representantes de escolas de samba, blocos caricatos e blocos de rua do carnaval de Belo Horizonte discutirem ações para o desenvolvimento sustentável da festa. A necessidade dessa ação, bem como as temáticas definidas, são fruto de uma demanda mapeada com os próprios atores do carnaval, por meio de pesquisa e inúmeras reuniões realizadas antes e durante a pandemia. O evento, no entanto, não vai avaliar datas ou previsões para a realização da folia em 2022, visto que qualquer decisão em torno do tema deve ser tomada a partir das condições sanitárias observadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da PBH.
“O carnaval sempre nos trouxe o desafio de pensar novas formas de aprender e nos relacionar com públicos diversos. No contexto da pandemia, isso se tornou ainda mais relevante. Dessa forma, a ideia do seminário é discutir propostas inovadoras e criativas para que possamos, quando o cenário sanitário for favorável, organizar uma festa cada vez mais cidadã, inclusiva, sustentável e, claro, atrativa para moradores e turistas”, afirma Gilberto Castro, Presidente da Belotur.
Secretária municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin acredita que o seminário será fundamental para se conhecer mais a fundo as condições atuais e perspectivas do Carnaval de Belo Horizonte. “O Carnaval é uma importante manifestação cultural da cidade, que envolve durante o ano toda uma cadeia produtiva da cultura, culminando no evento. As apropriações pelos coletivos nos espaços públicos atribuem diferentes sentidos e significados para a cidade, trazendo questões fundamentais que precisam ser discutidas no contexto de pandemia, como o direito à cidade. O seminário será muito importante para se entender melhor esse cenário e, assim, gerar ideias e projetos para a sua retomada futura”, afirma.
Durante o primeiro dia de programação, será apresentado o Projeto de Empreendedorismo e Capacitação para o Carnaval de Belo Horizonte, também realizado em parceria com o Sebrae Minas, que vai oferecer capacitações, cursos, palestras, workshops, além de um Hackathon, desafio de inovação que tem como objetivo buscar novas soluções para a realização da festividade.
“Para muitos pequenos negócios o carnaval vai além da folia. A festividade é uma grande oportunidade para aumentar as vendas e gerar emprego e renda. Se antes a criatividade e o conhecimento em gestão eram importantes, com a pandemia, esses elementos se tornaram obrigatórios para qualquer negócio que se beneficie com o período carnavalesco. É por isso que capacitações como esta vão ajudar os empreendedores a preparem seus negócios, seja por meio do controle de estoque, divulgação e venda de seus produtos e serviços e, principalmente, com a organização de suas finanças, não apenas para os próximos carnavais como também para o restante do ano”, explica o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.
Programação
DIA 01: 27/07 - Terça-feira - (Link: https://youtu.be/zYRX-DiKVqQ)
Mesa de Abertura Institucional
Mestre de Cerimônias: Sandrinha Flávia
Convidados:
Gilberto Castro - Presidente da Belotur
Fabíola Moulin - Secretária Municipal de Cultura
Juolisson Mangabeira - ACBC - Associação dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte
Márcio Eustáquio - A LIGA das Escolas de Samba de Minas Gerais
Geo Cardoso - Liga Belorizontina
Ney Mourão - ABRA BH
Ana Cecília - BLOCADA
Antônio Augusto - Gerente do Sebrae Minas
DIA 2: 28/07 - Quarta-feira - (Link: https://youtu.be/RCkCUREbJPQ)
Mesa 1: O carnaval como direito à cidade - cidadania e pertencimento
Temas: A ocupação do espaço público e a efervescência cultural da cidade de Belo Horizonte, dada com o crescimento do carnaval de rua, traz nesta mesa as discussões sobre a importância do pensamento acerca do direito à cidade. Tendo como eixo central o despertar da cidadania e da potência da cultura local, onde diversos blocos se organizam para ocupar a cidade com cultura e alegria, dando luz aos espaços públicos.
Mediador: Gabriel Portela - Secretário Municipal Adjunto - SMC
Convidados:
Guilherme Varella - pesquisador e gestor cultural, atuante na área de cultura e políticas culturais
Maíra Colares - Secretária da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC/PBH)
Rafael Barros - Representante do Bloco de Rua Filhos de Tcha Tcha
Aline Vila Real - Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura
Mesa 2 - História e tradição do Carnaval de Belo Horizonte
Temas: Valorização das origens do samba e do Carnaval de Belo Horizonte, resgatando a tradição do evento e como ele se mistura com a história da cidade. A construção de uma festa popular.
Mediador: Zu Moreira - Jornalista, compositor e pesquisador
Convidados:
1) Marcos Roza - Historiador, pesquisador, enredista, produtor e roteirista, do Rio de Janeiro
2) Verinha - Representante da Escola de Samba Unidos Guaranys, da Pedreira Prado Lopes
3) Dona Eliza - Matriarca do samba em Belo Horizonte
4) Guto Borges - Artista, professor e regente de alguns blocos de rua
DIA 3: 29/07 - Quinta-feira - (Link: https://youtu.be/Sveb0LHtP0w)
Mesa 3: As expressões artísticas e a identidade do Carnaval
Temas: A arte é fundamental para nossa memória e identidade, de se reconhecer como portador de uma história capaz de criar, se expressar e se colocar. Nessa mesa a proposta é discutir como se dá a construção da expressão artística através de temas, figurinos, cenários, adereços, danças e linguagens do Carnaval em seus diferentes atores a partir de suas singularidades e essências.
Mediadora: Carol Braga - Jornalista de cultura
Convidados:
1) Léo Dias - Gerência dos Centros Culturais Municipais - Fundação Municipal de Cultura
2) Nayara Garófalo - Representante do Bloco Afro Angola Janga
3) Maria Elisa Abreu - Representante da Escola de Samba Canto da Alvorada, atual campeã do carnaval de passarela de Belo Horizonte.
4) Cinara Ribeiro - Cantora e compositora, representante da nova geração do samba na cidade de Belo Horizonte
Mesa 4: Economia e potencial turístico do Carnaval de Belo Horizonte
Temas: Potencial de desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda com o Carnaval, envolvendo diversas pontas da cadeia produtiva.
Mediador: Rodrigo Cavalcante - Pesquisador e economista
Convidados:
Marah Costa - Diretora de Eventos da Belotur
Guilherme Sanson - Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG)
Jasão Almeida - Representante do Bloco Então Brilha
Felipe Bratfisch - Diretor de Marketing de Experiências e Patrocínios da Cervejaria Ambev
I Seminário do Carnaval de Belo Horizonte
Datas: 27 a 29 de julho
Horário: 19h às 22h
Transmissão: via Youtube do Sebrae Minas. Não é necessário cadastramento prévio.
Texto enviado via imprensa Belotur.
Tem de ter lazer para a população de BH. Urgente.
ResponderExcluirDesde então, o Brasil piorou muito. Com o vigarismo da religião cujo nome é Petismo.
Necessitamos muito de bons hospitais. E escolas boas para os curumins.
Precisamos de alta-cultura. Alta literatura; Kafka, Drummond, Dostoievski, Machado de Assis, Aluísio Azevedo do Maranhão. De arte autônoma. E educação verdadeira nas escolas dos pequenos. O que não houve.
O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas).
Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto…
O resto são frasinhas® poderosas:
Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica:
A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.
Nada se fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas.
Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos dessubstancializados. Sem corporeidade.
Aqui a superficialidade do PETISMO®:
Signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda:
Nem tudo que é legal é honesto. O PT® nos induz ao engodo com facilidade.
A maior Raposa (mansinha, mansinha) é o lula, do PT.