11 DE ABRIL, DIA DA ESCOLA DE SAMBA. - CARNA BH

domingo, 11 de abril de 2021

11 DE ABRIL, DIA DA ESCOLA DE SAMBA.

É O  DIA  DAS MAGESTOSAS  ESCOLAS  DE  SAMBA
PRODUTORAS DOS MAIORES ESPETÁCULOS DE ARTE E CULTURA PÚBLICOS  A CÉU ABERTO DO MUNDO  

Carro - Gres Canto Da Alvorada desfile campeão de 2019

Para quem é curioso  e sempre pergunta: Como surgiu a escola de samba? 

Bom ai vai mais um trecho da história do Brasil. 

Segundo alguns pesquisadores e carnavalescos declaram que   que a origem das escolas de samba  surgem da incorporação de elementos dos zé pereiras”, ranchos carnavalescos, de associações carnavalescas e também  com a influência de procissões religiosas e  corso carnavalesco que existiram na cidade do Rio de Janeiro no final do século XIX.  Estes movimentos culturais sociais formaram  o modelo das agremiações que vieram surgir. A primeira formação de escola de samba se deu no século XX na década de 20 e  foi a  "Deixa Falar",  e por esta formação  ter sido constituída e existia do lado de uma escola normal de educação regular no Rio de Janeiro, adotou para si o termo Escola, e como o ritmo era o samba  ficou  Escola de Samba.

Arquivo- desfile do Gres- Bem Ti Vi 

Em Belo Horizonte as escolas de samba surgiram em meio ao século XX na década de 30 nos morros e bairros da periferia da então nova capital mineira na década de 30, sendo a primeira escola de samba a se formar foi a "Pedreira Unida em 1937", formada por Mário Januário(Popó) e José Dionísio ( chuchu) na Pedreira Prado Lopes e logo em seguida no bairro Barroca surgiu a "Escola de Samba Primeira", que fazia uma paródia para dizer que ela era a primeira escola de samba da cidade.

Arquivo GRES-Acadêmicos de Venda Nova desfile vice campeão 2019  

Sendo inspiradas nas agremiações de sambas Carioca outras grandes agremiações surgiram em BH fizeram e faz garantir a cultura e história do samba dos desfiles de carnaval em Belo Horizonte.

Assim como a escolas de samba no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus e  Belo Horizonte sempre foram as grandes fomentadores de artistas sambistas que fizeram história no samba e foram para o mundo inteiro a trabalho e em BH elas também sempre se fizeram presentes nesta formação.

Abre Alas do GRES- Imperatriz de Venda Nova 


Conheça aqui os nomes dessas agremiações carnavalescas: 

Grêmio  Recreativo Escola de Samba(GRES):  Predreira Unida, Escola Primeira, Surpresa, Unidos da Floresta, Remodelação, Unidos do Prado, Monte Castelo, Nova esperança,  Unidos dos Guaranis, Galoucura, Mocidade de Venda Nova, Unidos do Onça, Unidos do Arco Iris, Cidade Jardim, Canto da Alvorada, Bem Ti Vi, Imperatriz de Venda Nova, Imperavi de Ouros, Acadêmicos de Venda Nova, Força Real, Estrela do Vale e Raio de Sol, ( podem ainda existirem mais agremiações ainda não declaradas).

Surgidas em 2020 BH ganhará mais duas novas escolas de samba, sendo: GRES-Ouro Negro e GRES-Inocentes do Santa Tereza. Estas agremiações Farão seus primeiros desfiles no próximo carnaval pós pandemia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário