COVID-19 FAZ O SAMBA CHORAR EM BH - SOBE A ESTRELA DE "PREGÃO" KISAMBA SHOW - CARNA BH

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

COVID-19 FAZ O SAMBA CHORAR EM BH - SOBE A ESTRELA DE "PREGÃO" KISAMBA SHOW

Considerado o maior e melhor grupo de samba que Belo  Horizonte já teve, ki-Samba Show, é seu maior legado para o samba de Minas.

O surdista, atleticano e operário do samba de todos os tempos de BH já deixa muita  saudades aos amigos e familiares.

Arquivo pessoal:  Esposa Maria Alice e Antônio Carlos -Prego Arquivo particular do artista: https://www.facebook.com/pregokisamba.jesus/photos

 Vitimado pelo COVID-19, a 10 dias com a suspeita e em isolamento em casa,  foi hospitalizado dia 27 na sexta ultima  e faleceu  nesta manhã de segunda dia 30 de novembro em Belo Horizonte aos 73 anos o sambista  Antônio Carlos, mais conhecido como "O Prego", faleceu deixando seis filhos e esposa Maria Alice. O artista morava no bairro Nações Unidas em Sabará, onde concentrava as apresentações desta nova etapa de sua carreira no samba, com os encontros nominados de "Amigos do Pregão". 

Arquivo particular do artista: https://www.facebook.com/pregokisamba.jesus/photos

O velório esta marcado para às 15:00 do dia 1 de dezembro e sepultamento  exclusivo para alguns parentes no cemitério da Saudade. 


Grupo Ki-samba Show

Arquivo amigos do Prego (surdo): Grupo KI-Samba Show anos 80

O grupo teve sua origem em meados do ano de 1975, tendo o prego, José Sino e Gilberinho, como seus idealizadores  que a partir  do  conjunto "Originários do Samba"  e uma marca de chocolate  chamada Ki-Coco, eles se inspiraram para formar o nome conhecido e famoso Ki-samba Show.


Em entrevista ao Almanaque do Samba em 15 de julho de 2019(https://almanaquedosamba.com.br/perfil-de-a-z/destaques/item/894-prego-e-kisamba-show-recebem-homenagem),  Prego relatou: 
..."Revolucionamos o samba na cidade em todos os sentidos", afirma. Nomes como Serginho Beagá, Fabinho do Terreiro e Toninho Geraes, segundo Prego, tiveram o primeiro empurrão na época do Kisamba Show. Nomes como Jovelina Pérola Negra, Dicró, Jair Rodrigues, entre outros, eram acompanhados pelo grupo durante as turnês por Minas Gerais. 

Arquivo  particular do fundador Gilberto: Primeira formação do Conjunto KISAMBA SHOW  1975.Osmar, Luís, Gilberto, Zé Fino, Fernando e Antônio Carlos -Prego.

"Se alto proclamava Operário do Samba  como de fato foi. Prego revelou grande nomes do samba de Minas e instrumentistas de escolas de samba da capital BH. Homem e artista  exigente em sua arte, procurava a dedo os artistas para tocar no grupo e não era qualquer um que entrava, fizemos muitos shows por Minas Inteira. Grande amigo e respeitoso sabia fazer bem a sua arte", Relatou Sandra Moreno que foi Bailarina  do Grupo e hoje compõe a velha guarda do Samba de BH.

Arquivo privado: Sandra Veneno.


O grupo também realizava shows em boates, bares, clubes e até rodeios. "Fomos o primeiro conjunto a inventar o sambanejo, porque fazíamos muito show pelo interior e tínhamos que adaptar o repertório ao gosto do público", conta Prego. O Kisamba Show, segundo ele, também lançou na época várias passistas/mulatas, como Sandra Veneno, Márcia Dinamite, Sicatria de Paula. "Por isso que posso falar que nosso grupo faz parte da história do samba de Belo Horizonte", concluiu o sambista. ...

Arquivo privado: Sandra Veneno.
Uma singela homenagem ao amigo  Pregão foi realizada pelo sambista Bira Favela em 2019 que contou com participação de artistas ilustres novos  e da Velha Guarda do Samba de Minas como: Adriana Araújo, Janaína Assis e Alexandre Rezende.

O Até Breve


Segundo informações de Sandra Veneno, uma de suas grandes amigas e artista do samba e que acompanhou toda a história do artista está se organizando uma homenagem entre os amigos de Pregão do lago de fora do cemitério para tocarem sambas em sua homenagem neste dia 1 de Dezembro no horário do velório. 

Inúmeras homenagem já se espalham pela cidade, pelos amigos e parentes do sambista.

fica a saudades para os amigos que fez pela sua jornada terrena: Arquivo particular do artista: https://www.facebook.com/pregokisamba.jesus/photos
Arquivo particular do artista: https://www.facebook.com/pregokisamba.jesus/photos

 

11 comentários:

  1. ASSIM como as Estrelas aparecem no céu e em determinada hora se ocultam,assim foi a vida desse grande guerreiro que por sorte tive o prazer de conhecer e um dia ser aconselhado por ele,para que eu fosse um ser humano melhor,essa estrela brilha agora em outro lugar,preparado por Deus

    ResponderExcluir
  2. Grande perda para todo o povo mineiro.

    ResponderExcluir
  3. Nossa única esperança é Deus vai em paz guerreiro

    ResponderExcluir
  4. Tenho e terei sempre o orgulho de ter feito parte desta familia KI SAMBA....

    ResponderExcluir
  5. Que Maria Santíssima console o coração de VCS

    ResponderExcluir
  6. Lá se vai o artista; grande no samba
    Grande na sua simplicidade!
    Sinceros sentimentos
    Célio Souza Cruz (Velha Guarda do Samba de Sabará).

    ResponderExcluir
  7. Que o seu Espírito se ilumine de Luz e que familiares e Amigos tenham aceitação neste momento tão triste!Eu era muito jovem quando fui levada à alguns lindos shows do grupo. Ficava deslumbrada com a música contagiante e o espetáculo das mulatas.O grupo é Patrimônio de Belo Horizonte!

    ResponderExcluir
  8. Em tempo:Excelente matéria!Digna reportagem pesquisa para um dos integrantes deste grupo que pode ser considerado "Patrimônio de Belo Horizonte". PREGO merece todas as honras e homenagens!Esteja com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  9. Com certeza um enorme perda para o mundo do Samba, vá com Deus meu irmão. Voa meu Sabiá até um dia.

    ResponderExcluir
  10. NOSSOS SENTIMENTOS A TODA FAMÍLIA,UMA GRANDE PERDA PARA O SAMBA MINEIRO. RECEBA NOSSOS SENTIMENTOS DE TODA FAMILIA IMPERATRIZ DE VENDA NOVA.

    ResponderExcluir
  11. Pôxa! Sabe um Cara que sempre vai fazer falta? Pois é! Assim é o nosso Querido "Prego"!! Que pena!

    ResponderExcluir