![]() |
Professor convidado, Arquiteto / carnavalesco Léo de Jesus, aluna formanda Marina Amaro, professor Cristiano Cesarino e professora Tereza Bruzzi de Carvalho. |
Marina Amaro se revelou como uma arquiteta preparada par assumir um papel de carnavalesca no cenário do carnaval.
![]() |
Professor convidado, Arquiteto / carnavalesco Léo de Jesus e aluna formanda Marina Amaro. |
com enredo sobre Tarsila do Amaral, a Semana de Arte Moderna de 1922 e a
valorização da arte nacional no Brasil. Serviram como material de referência desfiles
da Liga Independente das Escola de Samba do Rio de Janeiro, analisados a partir de
videos, registros fotográficos e relatos escritos.
Organizar um desfile de escola de samba foi sua missão.
Desenvolver o enredo, as fantasias, carros alegóricos e outras alegorias e discutir o fio condutor do espetáculo da avenida foi sua tarefa também.
Marina se emprenhou na pesquisa de campo visitando a escola de samba Gaviões da Fiel em São Paulo e Acadêmicos de Venda Nova hexacampeão de 2019 do carnaval de Belo Horizonte.
A tarefa não foi fácil com uma história muito abrangente da vida, arte e amores de Tarcila do Amaral, realizar uma escolha em sua trajetória para enredar ou alinhavar toda sua experiencia de vida deu trabalho a Marina. Mas seu fio condutor proporcionou a criatividade nas alegorias e fantasias misturando amor , ódio e paixão, arquitetura, arte e vida de Tarsila ( conheça a artista no link Tarsila_do_Amaral.)
![]() |
Professor convidado, Arquiteto / carnavalesco Léo de Jesus e aluna formanda Marina Amaro. |
Um trabalho belíssimo de vê construindo.
Aluna orientada pelo professor Cristiano Cesarino e teve como professor convidado o vice presidente da Acadêmicos de Venda Nova o arquiteto urbanista e carnavalesco Leonardo de Jesus da Silva (Leo de Jesus) que coorientou a aluna desde a sua primeira banca de apresentação, avaliando desenvolvimentos de pesquisa e construção do enredo na temática, o tema, a coerência, a plasticidade, materialidade, e principalmente a representatividade e propostas das alegorias cênicas no carnaval.
Os carros alegóricos desenvolvidos por Marina são invejáveis de riqueza e leveza nos detalhes e plasticidades alcançadas pela pesquisa. Coloridos e impactantes as alegorias trouxeram a vida e arte da maior artista brasileira que representou nossa cultura de forma impar e imortalizou com sua obra Abapuru , a obra de arte mais valiosa da arte pictografia nacional e que hoje se encontra exposta fora do Brasil na Argentina.
Curiosidades.
Pintura do Abaporu
![]() |
ABAPORU, 1928, óleo sobre tela, 85x73 cm, (P101), Museo de Arte Latino americano de Buenos Aires. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário