Passistas Venenosas da Acadêmicos de Venda Nova - CARNA BH

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Passistas Venenosas da Acadêmicos de Venda Nova

Passistas Venenosas da  Acadêmicos de Venda Nova 

Passistas Venenosas da Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova, assim é chamada a ala com exemplos de  luta, resistência e elegância do samba em BH.
A ala se destacou no carnaval e nos eventos de samba pela cidade, colecionando títulos, faixas e troféus em concursos de destaques. Mulheres com varias trajetórias de vida e cultura além de darem um show por onde passam. O portal Carna BH foi mais fundo entender um pouco mais sobre elas e a ala.
foto:Vanderley Lúcio

Kelly Cristina Pereira 








Acho que comecei em agosto, porém não me lembro.
No dia 26/08 /18 houve uma apresentação no bairro São Bernardo- campanha falcões do Taekwondo rumo ao Chile.Foi o primeiro evento coordenado por mim participaram Ana, Caren e Jayme.
Os ensaios que coordenei foi a partir de julho de 2018 então passei a direção visto que Léo de Jesus deu a mim a oportunidade. Depois vieram as apresentações no Kizomba Cultural, prêmio de destaque na gravação do CD de Adriano Mineiro, Festa das Passistas, Compositores de Minas....A parte administrativa da ala encontra-se com Juliana Ferreira e a parte de postura com Vanessa Lokinha.
Hoje me divido entre a ala de passista da Terceira Idade ainda em formação e a inclusão de Mulher
Trans, Pluz e de diversos biotipos, e isso tem dado certo, uma vez que estás mulheres precisam de uma atenção e carinho.... a ala de passistas das venenosas é uma forma de ressocialização destas pessoas. Se fui palestrante sobre o empoderamento e a luta contra o Câncer foi através do apoio dado a mim pelo vice diretor da Acadêmicos de Venda Nova. Também temos que ter jogo de cintura para lhe dar com tantas pessoas diferentes, é ser líder, ter força na palavra e direcionar cada obstáculo para a pessoa certa. Só tenho que agradecer a cada menina e menino da ala e dizer que é preciso força pra vencermos e só podemos ser mais fortes juntos mesmo. 

Vanessa Damaceno (Lokinha)
Cheguei na Acadêmicos de Venda Nova através do convite do presidente  da escola Francisco  (Kiko ), trabalhar com  uma ala é maravilhoso mas de muita responsabilidade fazer acontecer. 
Vim trabalhar  na ala das passistas através do convite  da diretora de ala kely Cristina  e com muito prazer e alegria aceitei. Com a posição de coordenadora de postura. Fizemos um lindo trabalho somado com a Juliana  destaque que veio para somar mais aí assim tivemos um resultado  maravilhoso na avenida mostramos nosso trabalho  sendo reconhecido pelo público e pela direção  da escola. As passistas de 2019 são mulheres e meninas de grande valor e empenho com a dedicação  delas dizemos um lindo desfile na avenida com emoções vibrantes nos olhares delas e um lindo sorriso  que foi encantador e muito  menos emocionou. 
Os ensaios não foram fáceis tivemos muita dificuldade de espaço no início porque tínhamos 26 passistas mas como temos grandes amigos  logo um amiga nos cedeu um ótimo espaço pra fazermos os ensaios semanais e em parceria com a direção  do parque  Lagoa do Nado  nos finais de semana  também  nos forneceu um espaço  maravilhoso, assim tivemos como fazer a ala maravilhosa que tivemos na avenida. 
Após  desfile foi de muito reconhecimento com vários convites para eventos apresentações em grandes casas de shows  de BH e eventos culturais como o kizomba que fechamos uma linda parceria. Para 2020  eu espero mais um desfile rico e reconhecido pela mídia que deveria dar mais credibilidade para as escolas de samba  de BH que fazem um trabalho junto a comunidade maravilhoso pra que o público de Belo Horizonte veja um espetáculo maravilhoso na avenida como o apresentado pela escola de samba  Acadêmicos de Venda Nova como o que foi  apresentado em 2019, assim sendo campeã, vamos fazer de novo essa família Acadêmicos, juntos um espetáculo  para  todos  com muito orgulho  sou venenosa  dessa escola de coração.

 Kelly Juliana Rodrigues Ferreira 
Conheci a escola através de uma amiga que queria desfilar e já conhecia a escola
com a diretora Kelly Cristina, no ano de 2009 para o desfile de 2010. Quero continuar levando o brilho e o samba da minha escola do coração como faço a tantos anos.
Desfilar em 2019 pela escola é sensação única de amor conquista e vitoria é uma sensação que corre no sangue o ano todo. Tudo é muito bom, pois foi com ela Kelly diretora da ala, graças aos seus cuidados e paciência me tornei o que sou hoje no mundo do samba,e do carnaval. Passista,destaque,musa, porta standard e rainha e coordenadora da Ala das passistas venenosas ..










Raquel Carvalho Silva
Eu soube da Acadêmicos através de uma amiga, Luana, que sempre desfilou e eu cresci uma curiosidade através dela. através do face enviei um msgem para o Kiko ,falando sobre meu interesse.Ele muito gentil me enviou o numero do Léo , que por sua vez me apresentou Kele Coordenadora da Ala das Passistas. No início fui convidada por ela a ir aos ensaios na sua própria casa ,sou péssima com datas mas tudo isso foi ao decorrer do ano de 2018_2019 .Essa foi minha primeira experiência como passista. Na época foi difícil pra mim, porque estava com uma crise de depressão e através da Kele eu conheci um novo jeito de viver, um sentido novo alegre independente dos obstáculos que a vida me impõe. Fiz minha primeira apresentação na Lagoa do Nado junto a bateria e a todas as meninas que compõe a Ala de Passistas. Claro que lá estava Kele, Juliana e Lokinha (Vanesa) a Coordenadora , nossa professora de postura e a assessora da Ala.

Vanessa Ferreira dos Santos
Conheci a escola de samba através do Arlem da kizomba Cultural que me falou a respeito da escola.
Minha expectativa era aprimorar o que eu sabia e aprender mais com minhas professoras. No meu primeiro ensaio vi que eu não sabia nada de nada e o que eu sabia era somente mexer com os pés. Hoje me considero uma profissional com condições de fazer um trabalho bonito sem medo em qualquer lugar com qualquer musa, rainha ou algo parecido. Ao conhecer a coordenadora achei que eu não ia dar conta pela cobrança, mas hoje mesmo se tivesse outra colocação não conseguiria ficar sem a direção dela. Obrigada pela paciência. 






Caren Fabiana Diniz Trigueiro
Conheci a Escola através de um amigo famoso no mundo do samba (Gilmar do Cavaco)que me incentivou a participar de um concurso para Rainha de Bateria da Acadêmicos de Venda Nova , fui e não sai mais, meu primeiro ensaio foi em Janeiro de 2018, primeiro evento foi em São Bernardo na antiga Quadra do Xerife, a minha expectativa é me profissionalizar a cada vez mais e fazer o meu melhor, a minha sensação quando entro na avenida é de emoção, adrenalina é uma felicidade que não tem preço e pós avenida é uma sensação de missão cumprida, conheci a diretora e os coordenadores através dos ensaios da escola de samba, o que eu deixo de mensagem: A fé move montanhas.













Jerlucia da Rocha Loa

A amiga Gláucia que me passou o contato do Léo de Jesus, é aí que fiquei interessada em poder participar da escola de samba da acadêmicos de venda nova, o meu primeiro ensaio  foi na casa da kelly, uma pessoa maravilhosa que me ajudou a desempenhar melhor os meus gingados e movimentos de braços, pernas e todo o meu corpo, o meu primeiro evento foi no Curral do Samba, era a escolha do samba enredo 2019 da escola,  foi maravilhoso apresentar nesse lugar, mesmo sem muita experiência , foi muito bom , interagir com todas as meninas, é, fiz muita amizades boas com todas elas, na avenida foi uma sensação de liberdade porque eu pude voar mais alto, para isto fui bastante dedicada em tudo, é o que eu gosto de fazer, corro atrás dos meus objetivos para conquistar tudo de bom em minha vida, a coordenação foi maravilhosa comigo, não tenho nada a reclamar, só tenho a agradecer a todos e todas da coordenação, porque é maravilhoso fazer parte dessa família, que Deus abençoe vocês sempre. Carnaval pra mim é uma sensação inesperada por ser a primeira vez em uma avenida mais foi maravilhoso, uma experiência que vou levar para vida toda, porque se agente batalha, corre atrás, por aquilo que gostamos, Deus sempre nos da força é sabedoria pra desfrutar das coisas boas da vida, muito obrigado kelle, Léo, Juliana e Loquinha por eu está sempre  fazendo  parte de tudo. Gratidão.

Leila Aparecida de Jesus Almeida 

Uma amiga que me indicou a participar da Acadêmicos de Venda Nova, me viu sambando e passou meu contato  e vídeo sambando pro Léo de Jesus e ele me convidou e me  colocou no grupo da Ala da escola. Comecei nos ensaios na casa da Loquinha, depois Lagoa do Nado, mas conheci primeiro a kelly que me deu todo apoio no início. Meu primeiro evento foi no Kizomba Cultural, na avenida me senti a mulher mas bonita, resolvida, decidida a dar o melhor de mim pra nossa escola, aprendi o samba enredo pra fazer bonito e foi a melhor sensação do mundo, ver a Kelly, a Ju e a Loquinha emocionadas, concentração total, da um frio na barriga, confesso, mas eu não quero mais deixar de ser uma venenosa. Depois do carnaval, continuamos a todo vapor  com eventos e dicas das coordenadoras, tivemos encontro na casa da Cátia, comemoração da páscoa, festa da campeã,e ainda encontro na casa da kelly pra construir fantasia pra festa da escola, estar com a coordenação:
é prazeroso e é um aprendizado diário. Fizemos bonito na avenida e merecedoras da conquista de melhor ala de Passistas do carnaval 2019. Lutamos pra esse sonho realizar e foi realizado com muita dedicação e cobrança das coordenadoras. Só tenho a agradecer a todos pela acolhida,pelos ensinamentos que me deram sem cobrar nada,isso chama amor e respeito a nossas diferenças, eu tenho uma família que amo. Kelly, Jhu e Loquinha, amo vcs obrigada por tudo
Eu faço parte dessa história😍
Maravilhosos, elas cresceram muito.
Muitas sabem ouvir,mas outras só Deus.

Jhone Henrique da Silva
Uma amiga que desfilou como rainha na escola há alguns anos me falou da Acadêmicos, mas somente este ano comecei, com o meu primeiro ensaio no SESC Venda Nova. Ainda não participei de um evento específico, a não ser a confraternização entre as Passistas e a festa da escola. Na avenida foi uma experiência única e enriquecedora, era meu primeiro desfile como passista e em uma grande escola, após, eu comecei a conhecer melhor as meninas e o pessoal da escola e ver como funciona a dinâmica da escola e das passistas, é mágico esta com a coordenação, foi muito importante pra mim como uma pessoa leiga que precisava de uma direção para entender como funciona o carnaval e todo o processo até que se chegue na avenida e faça um nobre trabalho. Foi tenso no início mas logo vi que se tratava de algo sério e que viria a acrescentar muito na minha vida. Meus agradecimentos sinceros à coordenação que é séria e muito ética. O carnaval pra mim é a alegria de estarem todos numa mesma sintonia e vibração positiva para abrilhantar a escola, o poder ajudar a confeccionar as fantasias para que saísse um trabalho bem feito, o engajamento mútuo acerca da escola e a receptividade de todos da escola para comigo, são os pontos mais importantes desse Carnaval pra mim.

 Adriana Leopoldina Lisboa


Soube da escola por uns amigos do  grupo samba
meu primeiro ensaio foi em uma quadra, onde estava tendo um bazar, comecei  nós ensaios acho que final de setembro 2018. Na Avenida foi mágico  adorei, a coordenação foi perfeita muito carinho e paciência  da parte das coordenadoras, o ponto mais positivo? Tudo maravilhoso conheci muitas pessoas  nota 10, um carnaval maravilhoso. 











Edna Alves dos Santos

Eu Soube da Acadêmicos ao desfilar com meu marido representando o bloco Infiltrados do Santa Tereza em um evento da Uni-BH a convite da professora Ciça da UDS Rodrigo Delano. Lá conhecemos a Kel, que foi rainha da Acadêmicos de Venda Nova em 2018 e nos falou da escola e indicou pra Kelly, coordenadora da ala de passista da escola...Iniciei nos ensaios em outubro de 2018.
A avenida foi espetacular, sensação única. Depois houve acompanhante da escola através de eventos, na comemoração do hexacampeonato, em um churrasco regado a samba e muita energia boa...a coordenação é uma experiência de aprendizado e construções importantes. Acho super positivo a
acolhida dos membros das alas da escola, ensaios para aprimorar nosso samba. Hoje participo como acompanhante da coordenação da ala das passistas femininas, na divulgação, tema enredo escolhido de 2019, samba enredo e homenageada como uma pessoa com expressivo trabalho e contribuição a sociedade. Trabalho social que a escola inicia com vários cursos ofertados a comunidade ( corte e costura, dança de salão, samba no pé dentre outros...) Pontos negativos: confecção do fantasia das passistas em cima da hora e não envolvimento de todas nesse processo, ausência de ensaios da ala masculina e falta de coordenação e acompanhamento dos mesmos...
Mensagem. Não deixemos nossos egos e melindres serem maiores que a alegria do nosso samba e de estarmos nas ruas e eventos promovendo nossa cultura com amor, alegria e resistência... Fortaleçamos o samba de BH de forma coletiva e interagindo sempre com nossa comunidade

Selma Andrelina dos Santos

 Estava em estado de  depressão, minha amiga pediu para eu ligar, aí eu pesquisei na net e descobrir Acadêmicos e o Francisco, ele me convidou para ir em um evento que era a música(enredo) que ia lançar no Carnaval, eu não fui mais ele fez mais um convite que era o ensaio, aí eu fui, era em outubro de 2018,  participei no meu primeiro evento na escola na Lagoa do Nado em dezembro de 2018. Na avenida foi uma emoção tão grande que não tem explicação, o coração acelerava a vontade de participar era muito grande e na hora que anunciou a Acadêmico de Venda Nova a bateria começou  a tocar, foi  incrível. A minha  vontade de sambar era muito, antes só sentada lá pra sentir tudo isso e agora eu estava lá dançando.  Está com a coordenação e muito legal, as vezes erramos só pra vê elas corrigir, no mais eu respeito todo trabalho delas porque tudo que aprendo foi com muito esforço e boa vontade que elas se dispõem a
nós ensinar, gosto muito de estar com elas, nos ensaios nos eventos são muito humanas sempre de bom humor e alegres, passam uma segurança pra nós e sem contar que todos eventos são muito divertidos da vontade de rir demais nas viagens eu ri demais da kelly, ou foi muito legal. Positivo? valeu todo esforço que ate ganhamos o carnaval de2019.

A esqueci, na hora da avenida tive um problema, minha sandália arrebentou, tive que segurar o máximo para chegar no final com a sandália no pé, e também, fiquei tentando combrir 2 no meio da ala e achei estranho porque que fomos cobradas para que isso não acontecesse. Mas por fim, sobre tudo que passamos, as dificuldade,  não desistimos dos nossos sonhos com barreiras ou sem nunca desistir, muito incrível a vida, sem palavras .





Para 2020 a ala promete abalar corações novamente e levará muito samba e simpatia.
Segundo a organização da ala e  direção da agremiação vem surpresa nova com o surgimento de mais uma ala de passistas  na escola,  aguardemos novidades por ai.









Contato da Ala das Passistas da Acadêmicos de Venda Nova: Kelly Cristina - 31 8786-2312

O Portal CarnaBH parabeniza  a todas as mulheres  que com muito esforço e dedicação fazem nosso carnaval ainda mais encantador.

Um comentário:

  1. Estão de parabéns por tanto charme e beleza parabéns essa escola vai longe sucesso

    ResponderExcluir