"Mostra de Outros Carnavais", exposição faz homenagem às escolas de samba, blocos caricatos e corsos carnavalescos. - CARNA BH

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

"Mostra de Outros Carnavais", exposição faz homenagem às escolas de samba, blocos caricatos e corsos carnavalescos.


https://www.facebook.com/cidadejardim.cidadejardim    -   década de 80
 Acima Desfile da escola de Samba Cidade jardim  na década de 80 na Av. Afonso Pena.

A exposição é idealizada pela primeira dama da cidade Ana Laender, "o objetivo é contar um pouco da história do Carnaval de Belo Horizonte e homenagear os blocos caricatos, as escolas de samba e os foliões da cidade" relatou Ana. Além de tudo uma grande referencia histórica do fazer do carnaval da cidade desde os primórdios tempos  de sua inauguração, histórias que se confundem e se afirmam  enquanto também identidade cultuam mineira não deixando a desejar  ao carnval realizado por outros estados e municípios.

A Prefeitura de Belo Horizonte realizará abertura nesta terça feira dia 06 de fevereiro de 2019, às18hs  e ficará até primeiro de março de 2019, a visitação pode ser das 9hs às19hs e aos fins de semana, das 9h às 14h.

A mostra  contará  com uniformes de onze baterias de blocos e fantasias que representam as seis escolas de samba da capital.


A belo-horizontina Maria Helena Cadar que desfila pela Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro (RJ), cedeu gentilmente para a mostra algumas fantasias premiadas, sendo uma delas de quando a escola homenageou a cozinha mineira. O enredo foi inspirado nos temperos de dona Lucinha.
Os corsos carnavalescos levavam muita gente  para verem os espetáculos  dos desfiles de carros decorados e com foliões  na praça da Liberdade e ruas da cidade. Na mostra expositiva a idealizadora não esqueceu da grande contribuição destes eventos para nossa história carnavalesca, e para relembrar  os desfiles dos corsos haverá sua representação por meio de um carro modelo Concord, conversível, cedido pelo colecionador Jeferson Rios, presidente do  Museu de Objetos e Carros Antigos (MOVA).

Abaixo:Foto mais antiga do carnaval no Museu Abílio Barreto mostra Francisco de Souza dirigindo um corso em 1914
https://estadodeminas.vrum.com.br

Vale a apena conferir 

 O Portal parabeniza pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário