ATENÇÃO COMPOSITORES, DIA 04/11 ACONTECERÁ NO CURRAL DO SAMBA O CONCURSO DO SAMBA ENREDO DA ACADÊMICOS DE VENDA NOVA 2019, CONFIRA EDITAL, PARTICIPE. - CARNA BH

terça-feira, 2 de outubro de 2018

ATENÇÃO COMPOSITORES, DIA 04/11 ACONTECERÁ NO CURRAL DO SAMBA O CONCURSO DO SAMBA ENREDO DA ACADÊMICOS DE VENDA NOVA 2019, CONFIRA EDITAL, PARTICIPE.



“ESTER SANCHES – A Embaixadora da Solidariedade”. É o enredo de 2019 da Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova

Um dos concursos de samba mais esperados pelos amantes  de samba de enredo 
de Belo Horizonte vai acontecer. O Grêmio Recreativo Escola de Samba ACADÊMICOS DE VENDA NOVA apresenta o seu enredo para o carnaval 2019.
Confira abaixo o edital e se prepare.
A 12 anos a escola realiza o concurso que abre espaço a classe musical para
apresentar sua criatividade e talento  na criação de samba de enredo. Com muita originalidade em suas letras, a escola sempre ganhou notoriedade nos sambas apresentados no carnaval da cidade, tendo revelado  inúmeros talentos no mundo do samba belo-horizontino
Vale a pena conferir, participar e assistir o concurso que já tem data marcada.
Fica a dica. 



  A Acadêmicos  convida para o lançamento do enredo  da escola de samba para 2019

"ESTER SANCHES – A EMBAIXATRIZ DA SOLIDARIEDADE"

Belo-horizontina da gema, negra na pele, livre na alma, altruísta na essência, esta é Ester Sanches Naek, a nossa homenageada neste carnaval. Ester recebeu o título de cidadania honorária em Alvinópolis/MG, onde passou bons momentos de sua infância e adolescência. Possui dupla cidadania: brasileira e norte-americana. 

É casada com Rashid Hamid e mãe de Abdul Hamid Naek. O sonho de ser atleta levou Ester, ainda na adolescência, a treinar atletismo nos Estados Unidos, junto com Zequinha Barbosa, Joaquim Cruz, Robson Caetano, dentre outras estrelas. Foi recordista mineira durante 13 anos, na sua categoria. Decidiu fixar residência naquele país, fazendo diversos trabalhos, inclusive como empregada doméstica. Dedicou-se aos estudos e formou-se em Fonoaudiologia e Espanhol, pela Universidade de Connecticut, onde também se especializou em sotaques. É mestranda em Desenvolvimento Econômico de Comunidades. Foi a fundadora de um centro cultural e atuou ativamente junto aos artistas brasileiros naquele país. Em poucos anos nos Estados Unidos, Ester tornou-se Juíza de Paz e Especialista em Treinamento de Etiqueta e Protocolo Internacional, atividades pelas quais ministra palestras e treinamentos. Devido as suas atuações sociais, culturais e beneficentes, atuou administrativamente na campanha de Hillary Clinton à presidência dos EUA. Participa de muitas ações filantrópicas, além de indicar apoiadores financeiros para a realização de projetos no Brasil. Com essas ações, foi reconhecida como a brasileira afrodescendente de maior destaque naquele país. Uma das provas do reconhecimento desse mérito é a instituição do Dia de Ester Sanches, comemorado no dia 30 de outubro na cidade de Hartford, no estado de Connecticut. Foi eleita e empossada em 03/12/2010, pelo Ministério das Relações Exteriores, no Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior – CRBE, sendo uma das 4 conselheiras responsáveis por questões diversas relativas às comunidades brasileiras nos Estados Unidos, Canadá e Caribe. Ester ocupou o cargo voluntariamente e teve atuações de destaque frente às demandas de pessoas, empresas, ONGs e organizações brasileiras e internacionais. Atuou na defesa da representatividade jurídica de brasileiros em situação de risco nessas localidades. Visitou diversos países defendendo a igualdade e a tolerância entre as etnias, religiões, gêneros e intercâmbios entre esses povos e o Brasil. 
Ainda, como conselheira do CRBE, foi a diversos países, onde discursou nas tribunas de parlamentos, seminários, encontros e fóruns, levando programas de alfabetização, empreendedorismo, empoderamento feminino, cidadania, igualdade racial, geração de renda pelas comunidades carentes, dentre outros. No Brasil, teve seu empenho e dedicação ao próximo reconhecidos em diversas homenagens que já recebeu, prêmios, diplomas de mérito, inclusive o respeitado Press Awards e a mais alta honraria do Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência. Desde 2002 promove eventos e campanhas beneficentes destinadas a arrecadar fundos para instituições hospitalares, como o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Alvinópolis, e outras 11 instituições Brasil afora. Ester é Rainha do Congado da cidade de Alvinópolis. É admiradora, entusiasta do carnaval e colabora, ativamente, para o sucesso e projeção das festas, onde é madrinha e desfilante de uma escola de samba local. Ester disse: “O sonho só é importante se você corre atrás para realiza-lo. Eu venci!”. Diretoria Artística Belo Horizonte – Carnaval 2019.

Conheça mais sobre a homenageada  no link seguinte:
https://carnabh.blogspot.com/2018/09/ester-sanches-embaixatriz-da.html

Roteiro para o concurso  do samba de enredo: "ESTER SANCHES – A EMBAIXATRIZ DA SOLIDARIEDADE".

CONCURSO SAMBA-ENREDO 2019 – 04 DE NOVEMBRO DE 2018 

1 - OBRIGAÇÕES 

• CITAR NA LETRA: “ESTER SANCHES”; • CITAR NA LETRA: “VENDA NOVA” OU “ACADÊMICOS DE VENDA NOVA”; • HOMENAGEAR ESTER SANCHES. 

2 - SUGESTÕES para a composição do samba-enredo 

2.1. Mensagem o O samba-enredo deverá ser claro na sua proposta:  o exaltar a filantropia, solidariedade, boa vontade, altruísmo, de um modo geral; o prestar uma homenagem a ESTER SANCHES. 

2.2. Formato  o Uma criação artística é LIVRE na sua forma, mas para um desfile carnavalesco, nossa diretoria SUGERE as seguintes ponderações por parte dos compositores: o composições com versos menos extensos favorecem uma melhor respiração dos desfilantes. Verso é cada uma das linhas de um poema; o uma melodia alegre, "pra cima", animada FAVORECE a empolgação e o cantar de TODO O SAMBA pelas arquibancada e Escola de Samba; o observar SEMPRE a harmonia melódica e a acentuação CORRETA de todas as palavras, assim como a pronúncia CORRETA da sílaba forte (tônica). 

3 – Para a APRESENTAÇÃO do samba-enredo concorrente no concurso 

Será de total responsabilidade dos compositores a apresentação do(s) intérprete(s), do CD de áudio com a percussão e/ou dos instrumentistas acompanhantes. 

3.1 - INSCRIÇÕES: até 21hs do dia 02 de novembro de 2018. a) Local: na sede do GRES Acadêmicos de Venda Nova, rua Soldado Manoel Ferreira, 146, São João Batista, Venda Nova/BH – fones 31 99427-4064 (Kiko);   b) Apresentar o samba-enredo gravado em CD, pelo menos duas vezes consecutivas, em formato de áudio; c) 20 cópias da letra do samba-enredo, com os respectivos autores e intérpretes; d) Entregar a FICHA DE INSCRIÇÃO devidamente preenchida e com a firma dos compositores reconhecida em CARTÓRIO, conforme orientações abaixo. 

3.2 - O concurso realizar-se-á no dia 04 de novembro de 2018,  no Curral do Samba, Bairro São Paulo, Rua Maria Pietra MAchado, 123, horário de 17h às 23h 


3.3 - O samba DEVERÁ ser cantado ao vivo por um intérprete, contudo a sua voz não será avaliada pelos jurados; 

3.4 - Se desejado pelos compositores, a base da percussão poderá ser pré-gravada em MP3 num CD, e entregue antecipadamente à apresentação do samba-enredo concorrente; 

3.5 - Os compositores poderão distribuir, no local, cópias da letra da sua composição; 
GRES Acadêmicos de Venda Nova – Carnaval 2019 - BH         Enredo: “ESTER SANCHES – A Embaixatriz da Solidariedade” 

Carnaval 2019 - BH - www.avendanova.com.br - facebook.com/academicosdevendanova – 31 99427.4064 

3.6 - Cada obra DEVERÁ ser cantada até 3 vezes consecutivas, incluindo-se aí a passagem do samba com ou sem o acompanhamento dos instrumentistas; 

3.7 - Para efetuar a inscrição do samba-enredo DEVERÁ ser preenchida a respectiva "Ficha de Inscrição" contendo as assinaturas de TODOS OS COMPOSITORES, com as devidas firmas reconhecidas em cartório.  

3.8 - Somente será aceita a inscrição do samba com a presença física de um dos compositores da obra. 

4. DÚVIDAS E SUGESTÕES Os compositores concorrentes poderão solicitar, do GRES Acadêmicos Venda Nova, informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas que possam surgir, decorrentes da leitura do release e deste regulamento. Gentileza contatar através dos fones 31 99427-4064 (kiko) ou 99692-7105 (Marco Aurélio). 

Belo Horizonte, 26 de setembro de 2018. 

GRES Acadêmicos de Venda Nova Diretoria de Carnava
www.avendanova.com.br - facebook.com/academicosdevendanova 

O blog  carnabh.blogspot.com deseja sucesso a escola, a organização  e seus compositores que sempre fizeram um excelente trabalho numa difícil tarefa e apaixonante musical. Parabéns.




Nenhum comentário:

Postar um comentário