Enredo
Com enredo definido para o seu primeiro desfile a Escola de Samba Raio de Sol presidida por Genildo Almeida Caja em 2019 trará um enredo com homenagem a uma grande Cientista Político, Diva Moreira, Nascida em Bocaiúva Minas Gerais/ Brasil em 08/04/1946.
Diva Moreira é muito conhecida pela sua trajetória de mulher negra e cientista política em Minas e no Brasil. Diva como é conhecida na cidade de Belo Horizonte onde chega é recebida com muito afeto pelo público negro e por personalidades políticas e sócio culturais devido sua grande luta por inclusão social e contra o racismo. Além de inúmeras condecorações pelos seus feitos no mundo das políticas sociais Diva realiza palestras, dá aulas e também poeta.
Apaixonada com as culturas populares e sempre participante de congadas, marujadas, encontros afros, feiras, blocos de carnaval, encontros de religiões de matriz africana, Diva sempre se demonstra ativa e preocupada com o futuro das comunidades de matriz africana e suas identidades, com intuído de contribuir com a preservação e assim salvaguardando o patrimônio imaterial afro brasileiro.
Diva professora e palestrante
Ela enfrentou na infância um duplo estigma: ser negra e ter nascido após a viuvez da mãe. Começou a se envolver politicamente no ginásio, antes do Golpe de 1964. Conheceu o marxismo na Igreja Católica e, sem deixá-la, entrou para o Partido Comunista.
Militou em movimentos sindicais e de bairro. Decidiu criar uma entidade sólida para lutar pelos direitos dos negros: Fez nascer em Belo Horizonte a Casa Dandara. Espaço sócio cultural no Bairro Santa Tereza abaixo da igreja Matriz do bairro e praça Duque de Caxias. Passaram pelo projeto varias personalidades do mundo político e artístico da cidade passaram pelo projeto, sendo assim um dos principais percursores na e para as discussões raciais. Sua utopia é ver as crianças brasileiras em escolas de tempo integral.

Diva das lutas por justiça social
Em seus 72 anos de Vida de muitas lutas e conquistas Diva amadurecida ressalta:
“Já fui tudo na vida, e nunca imaginava ser homenageada por uma escola de samba. Fico sem palavras , não tem como não aceitar. “Disse a homenageada.
Diva representa as mulheres negras e dá voz as aflições da maioria
Diva Moreira e todo o seu caminho se justificam como enredo do GRES. RAIO DE SOL.
A escola Falará de forma poética de uma mulher, negra, de berço humilde, que inspirada pela educação, lutou pela educação. A agremiação promete exaltar uma mulher que através de seus sonhos, mostrou que a realidade pode ser diferente se o respeito e a união caminharem juntos em ações em prol da cidadania e que possua na igualdade de todas as formas a ela atribuída um instrumento de emancipação de um Brasil melhor. Uma mulher que viu de perto os horrores dos chamados anos de chumbo ( ditadura ) e que vivenciou ao lado do Partido Comunista, experiências sociais que mais tarde abririam portas para sua luta pela educação.
Diva dos abraços de igualdade
![]() |
https://www.facebook.com/divamorbr/photos?lst=100000733771497%3A100000868293229%3A1536715007&source_ref=pb_friends_tl Diva participativa |
![]() |
Diva mulher de palavra e garra
Conheça a Sinopse :
Diva Moreira: Uma Vida, Uma Luta. Um Sonho de Dandara .Um Poema pela Educação.
Respeito que gera Respeito Primeira palavra a ser deflagrada Sonho de Menina Hoje encantada Lágrima que gerou vontade Lembranças de mãe, Orgulho e vaidade Brilhou o sol de um novo amanhecer, de mãos dadas um novo florescer E assim foi a menina Coração machucado Pés no chão , chão antigo ficou pra traz Novo quinhão a descobrir , um possível sorriso a surgir Vai garota já sem a sua boneca Visão de mundo , tão grande és Visão de futuro ,a si mesma . Ainda sonhando lá no fundo. com aquela menina sapeca Surge um “Belo Horizonte”... Educação Banco de Escola... Politização Nas paginas do saber seu maior tesouro A cada letra, a cada ponto. Emoção Viu as trevas assolarem sua Pátria amada 1964 , céu encoberto, a menina negra guerreira , desperta a lutar , Em um tempo em que a democracia foi esquecida, Sua missão deveria ser cumprida. Sangue vermelho, sangue na cor Martelo e foice que deflagrou Ideais de liberdade, ideias de igualdade. Acendeu ao Comunismo, entre amigos, Eterno companheirismo. O tempo que passou, revelou o novo alvorecer. O novo tempo é tempo de viver. Tempos de lutas não são esquecidos jamais Tempos de glórias, tempos de paz Hoje é mulher, és negra és forte. És pétala delicada, tão bela e adornada Seus espinhos, só machucam se tocados. Floresceu em campo aberto, por tempestades foi regado. Crianças que ainda não são Hoje são filhos de ideais e coração Luta por dignidade e condições de aprendizagem Surge um sonho... Educação Folhas ao vento Bailado ao firmamento, “Manicômios, Prisões e Conventos” Sentimento Insano Sonhando com um novo tempo Tempo ... quanto tempo já repetido tantas vezes no poema O que é o tempo no passar de uma vida O que é a vida no passar do tempo Quem és tu que hoje se integra ao meu tempo Realizar um sonho, um sonho possível. Ver o sonho se tornar real. Acreditar é preciso, e sonhar fundamental. Imaginar crianças na escola em tempo integral. Entre tantas palavras a menina negra, hoje mulher, se faz presente, Rainha do saber, seu Quilombo é Utópico. Faz surgir Casa Dandara Herança de luz, que no sonho herdara. És Diva és Mulher És Moreira flor do meu Pavilhão Ao toque do meu samba Meu Raio de Sol te faz canção
Autor: Felipe Diniz Marinho Enredista e Pesquisado
![]() |
Diva religiosa
|
![]() |
Pavilhão da Escola de Samba Raio de Sol. |
Comissão de Frente. – Sonhos de Menina que o tempo não levou
Tripé – Pede Passagem com o Símbolo da Escola.
Ala 1 – Chegada a Belo Horizonte
Ala 2 – Colegial
Ala 3 – Ditadura Nunca Mais
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira ( Brasil )
Bateria –Democracia
(carro de som)
Ala 4 ( Baianas ) – Partido Comunista
Ala 5 – Mulher
Ala 6 – Folhas ao vento , Manicômio
Ala 7 – Tempo Integral
Ala 8 – Raízes Afros – Sonhos de Dandara
Carro 1 – A Casa Dandara – Utopia da Negra Mulher Guerreira.
Esta foi uma breve apresentação do que a agremiação busca apresentar em seu espetáculo na avenida.
A bateria da escola já se apresenta em eventos e shows pela cidade, mostrando que não é brincadeira não, vamos ter mais uma escola em BH desfilando em 2019.
![]() |
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1748707645205643&set=t.100001992731055&type=3&theater |
Nota
Todas as imagens foram retiradas do facebook da Homenageada:https://www.facebook.com/divamorbr/photos?lst=100000733771497%3A100000868293229%3A1536715007&source_ref=pb_friends_tl
Seja Uma Diva (o) no Carnaval de Belo Horizonte em 2019.
Quer participar da escola Raio de Sol e desfilar? faça contato com a agremiação.
GENILDO CAJA , +55 31 99683-0186
Oi gente....
ResponderExcluirGostaria de participar dessa homenagema Mestra Diva...como fazer???
Meu telefone 31.991384888.