Ensaios do bloco carnavalesco OriSamba, Projeto Tambor de Tradição - CARNA BH

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Ensaios do bloco carnavalesco OriSamba, Projeto Tambor de Tradição

Ensaios do bloco carnavalesco OriSamba, Projeto Tambor de Tradição

O bloco realiza seus ensaios semanalmente e não vai deixar de sair no carnaval de 2019 de BH.
É uma boa pedida na sua agenda de carnaval em Belo Horizonte.

OriSamba é um grupo artístico-carnavalesco, que surge por meio do Projeto Tambor de Tradição, com Integrantes e membros do terreiro Pai Jacob do Oriente, e da comunidade Vila Senhor dos Passos e moradores das RMBH e outras casa de Axé.
Arquivo   Orisamba 

Arquivo   Orisamba
Através da musicalidade e sons dos tambores, OriSamba busca combater o preconceito e toda forma de discriminação eteno-racial. Assim promovendo a divulgação da beleza e riqueza dos costumes. 
Arquivo   Orisamba
Os ensaios acontecem semanalmente, de costume aos sábados as 16:00, dentro da comunidade, aos pés do Seu Zé. Para que na sexta-feira de carnaval abrir com alegria e êxtase o Cortejo de Branco na própria Vila Senhor e território da Lagoinha. Durante os decorreres da folia carnavalesca o OriSamba conflui com outros Blocos Afro.
Arquivo   Orisamba

                Orisamba é ocupar e inundar as ruas com músicas que são manifestações de culturas afro-brasileiras, tal como o maracatu, o samba, o axé, embasado nas tradições e costumes do povo de terreiro. Participar da efervescência que é o carnaval enquanto cortejo de rua é também prática de uma religiosidade tradicional que não se um espaço edificado, mas que abraça e faz de toda a cidade território do sagrado. 


arquivo Orisamba - logo tipo
Dessa forma, o sagrado também se encontra nas ruas, nas festas populares, na música e na dança. Orisamba se coloca na rua, em respeito e reverência ao sagrado, como possibilidade educativa, uma vez que ocupar os espaços públicos é esclarecer e viabilizar o diálogo com as diferenças, em busca de respeito mútuo, em que não há lugar para a discriminação, a intolerância e o preconceito.

Arquivo   Orisamba 
O blog , Parabeniza as iniciativas socioculturais do Bloco e da comunidade onde atua. Um bom exemplo a ser copiado para melhorar qualidade de vida  urbana.

 Quer conhecer mais sobre o bloco? Faça contato e veja como participar.
Contato:
Arquivo   Orisamba

6 comentários: