Na sexta feira dia 13 de janeiro de 2017 em reunião realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte às 18Hs, com os presidentes de escolas de Samba da capital para discutirem a liberação da subvenção antecipada.
Parece história de sexta feira treze, mas uma bancada formada por vereadores liderada por Léo Burgues, trouxe a discussão a cerca da inquietude e preocupação dos gestores de agremiações carnavalescas da cidade quanto a liberação da verba da prefeitura que nunca é liberada a tempo para se fazer um carnaval de qualidade pelas instituições que lutam para realizar um belo espetáculo de rua.
Em virtude de poucos patrocinadores da iniciativa privada e amigos que investem nas escolas, a subvenção tornou-se a principal fonte de recurso para realizarem as suas atividades carnavalescas.
No entanto, estando as prestações de contas das agremiações em dia, a escola que desejar desfilar e capitar o recurso da subvenção da prefeitura, ela poderá, mas o que acontece é que na pratica este recurso vem sempre com muito atraso e mais um ano se repete a mesma história, e o interessante sempre recheada de promessas que até parece piada para com nosso samba de BH.
Considerado pelos carnavalescos um desrespeito com a história da cidade. É sempre refletido que em tempos de dureza e empenho do poder público a festa era garantida pelas agremiações a trancos e barrancos.
Em 2017 estão confirmadas apenas 04 agremiações das 13 escolas de samba da capital a desfilarem, o que prova o descaso da prefeitura com as ações que assegurem a permanência das agremiações na cidade.
Em tempos de crise geral, os presidentes das agremiações presentes solicitaram a bancada que encaminhasse a prefeitura o pedido de liberação com antecedência da subvenção para que as escolas desenvolvam as atividades a tempo para os desfiles na Ave. Afonso Pena na segunda dia 27 e terça feira dia 28 de fevereiro de 2017.
Os Presidentes expuseram suas mazelas e houve proposta da realização de um projeto de lei para que a festa seja garantida e que a cada ano que passe não tenhamos que ficar sem informações da Belotur quanto a garantia da realização dos desfiles e que as escolas ganhem o direito de arena, facilitando assim a captação de recursos da iniciativa privada pelas organizações de samba.
Além do pedido da liberação da subvenção os presidentes solicitam que o valor seja acrescido de forma proporcional ao crescimento do carnaval na cidade nos últimos anos.
A bancada de vereadores firmaram apoio às agremiações e fizeram o compromisso de, na segunda feira dia 16 de janeiro de 2017, fariam em reunião com o presidente da Belotur Leônidas e expôr os desejos das escolas de samba.
Até então as agremiações não obtiveram nenhuma resposta quanto ao repasse da subvenção municipal.
 |
arquivo carnabh bancada de carnaval de bh 2017 |
 |
arquivo carnabh bancada de carnaval de bh 2017 |
 |
arquivo carnabh bancada de carnaval de bh 2017 |
 |
arquivo carnabh bancada de carnaval de bh 2017 |
 |
Adicionar legenda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário