Concurso samba-enredo 2020 GRES ACADÊMICOS DE VENDA NOVA, Valentão do destemido, As provações de Fabiano Lopes Ferreira. - CARNA BH

domingo, 27 de outubro de 2019

Concurso samba-enredo 2020 GRES ACADÊMICOS DE VENDA NOVA, Valentão do destemido, As provações de Fabiano Lopes Ferreira.

Valentão do destemido, As provações de Fabiano Lopes Ferreira.

 A agremiação apresenta seu enredo e abre inscrições  para que artistas, músicos ou não para participarem do  seu tradicional concurso de samba enredo da escola de samba. Confira a história de Fabiano Lopes Ferreira, o homenageado de 2020 no carnaval de BH pela Venda Nova Campeã de 2019.

APRESENTAÇÃO DO ENREDO  

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova, orgulhosamente apresenta o seu enredo para o carnaval 2020 de Belo Horizonte, sob o título: 
Valentão do destemido, as provações de Fabiano Lopes Ferreira.

Memórias afetivas do menino Fabiano – Itapecerica, a “cidade das rosas” O galo acordou os primeiros raios de sol que banhavam a imensidão verde do campo. E, “lá iam” pai e filhos para a roça. Na “matula” os quitutes preparados pela sua mãe e aquele almoço gostoso. A vida de menino do interior nunca foi fácil para Fabiano. Nascido de uma família simples de Itapecerica, a “cidade das rosas” no oeste mineiro, famosa também pelos tradicionais encontros de grupos de congada, desde muito cedo aprendeu a “lida” com o seu pai, ajudando-o na manutenção da família de 6 irmãos.

À noite causos de assombrações, capetas e personagens fantásticos eram contados após o jantar, arregalando-lhe os olhos e tirando-lhe o sossego do sono. Durante o dia, lá na roça, fazia de tudo: cuidava da plantação de café, do laranjal, das bananeiras, da viçosa horta e dos animais. Tirava leite das vacas, fazia queijos, ajudava na castração dos bois. E, numa dessas empreitadas é que teve sua primeira provação, quando um “roncolho” (boi castrado incorretamente), enfurecido e violento, atacou o seu pai causando-lhe graves ferimentos. Estando apenas Fabiano e sua mãe naquele local, desesperados, viu-a invocar sua santa de devoção: “Valei-me, minha Nossa Senhora Aparecida!!”, bradou a franzina senhora que empunhava apenas um fino galho. O milagre então se fez e, no mesmo instante, a fera prostrou-se no chão cessando o seu ataque de fúria, estarrecendo mãe e filho. 

Fabiano não teve uma infância comum e seu cotidiano era de trabalho duro. Dia após dia, Fabiano enchia grandes balaios com toda variedade de produtos e os amarrava no lombo da sua mula. Tinha de tudo ali: galinhas, queijos, frutas diversas, hortaliças, potes de doce, grãos de café, pimentas. Vendia a maior parte e ainda ganhava algum dinheiro dos vizinhos que lhe encomendavam da cidade: remédios, mantimentos, tecidos, aviamentos, querosene, velas, etc. “- E, sabem de onde veio esse apelido Valentão do destemido? No interior Fabiano era o encarregado de noticiar as mortes, de casa em casa. Segundo ele, tinha de se ter muita coragem para vencer os medos e as assombrações, para sair pela madrugada” 

 Outras provações – o guerreiro Fabiano em muitos campos de batalha O nosso guerreiro Fabiano é mesmo um homem que passou por provações diversas na sua vida. Seus pais Juca Cazeca e dona Maria Cândida, apesar de pessoas simples do campo, não perderam tempo nem pouparam esforços para a educação dos filhos. Mesmo com poucos recursos conseguiram uma professora que vinha de longe alfabetizar as crianças. A certa altura, resolveu romper as montanhas. Logo, aos 16 anos, rapaz consciente e lutador, partiu rumo à cidade do Rio de Janeiro em busca de oportunidades de trabalho e de estudo. Passou por privações de toda ordem, mas a sorte lhe sorriu ao conseguir uma ocupação numa grande empresa. Aos poucos outras provações surgiram, novas batalhas se apresentaram, mas Fabiano as encarou bravamente. No vestibular da conceituada Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro) passou em primeiro lugar no curso Bacharel em Direito. Na mesma instituição fez mestrado e mais tarde lecionou Direito Processual Civil. Uma nova graduação em Administração ocorreu na Universidade de Itaúna (MG). Nosso gladiador foi implacável na busca dos seus objetivos mantendo sempre o foco, a ética e a resiliência. Contudo, nosso guerreiro jamais perdeu a doçura de seu enorme coração de filho, pai, irmão, esposo e amigo. 

http://www.folhadeitapecerica.com.br/uploads/folha_de_itapecerica_2016/noticias/c1602b91d5adcbc9f465d41d10755fa4c83c4b75.jpg
Semear e cuidar - os segredos do triunfo de Fabiano Voe nas asas da ilusão, bem alto, Fabiano, e realize os seus sonhos. Com o pai aprendeu, desde cedo, a preparar bem a terra, escolher as melhores sementes para o plantio, cuidar das plantas e colher os frutos no momento certo. Dessas lições da infância ele extraiu a receita do seu sucesso na vida de empresário. Visionário do empreendedorismo e do mercado financeiro, Fabiano mergulhou no segmento dos consórcios. Pouco a pouco colheu as 

semeaduras e as oportunidades que a vida lhe ofereceu, por intermédio do seu inegável talento para os negócios. Fundou a Multimarcas Consórcio, o 13ª maior do país, de acordo com o ranking de faturamento divulgado pelo Banco Central em 2019. Conta atualmente com 270 lojas em todo o Brasil e cerca de 4000 funcionários. Declara estar em busca do 1º lugar. Oferece consórcio para quase tudo: carros, imóveis, curso universitário, festas, eletrônicos, viagens. Enfim, tudo aquilo que determinados grupos desejarem adquirir. “- Contribuo para realizar os desejos e os sonho das pessoas.”. Realizou cerca de 500 palestras Brasil afora com temas que vão desde sua biografia “Uma história de um garoto sonhador”, até as motivacionais “O poder do acreditar e realizar” e “Semeei e colhi”, dentre outras. A experiência que adquiriu na vida o levou a transmitir a outros que, como ele, ousaram sonhar e buscar o que desejavam. Não deixa de relatar sua vida simples na roça, seus medos e assombrações, suas provações e conquistas. Com bom humor relata as dificuldades e os desafios que atravessou. Fala do “banho de bacia”, do “banheiro atrás das bananeiras”, das passagens da sua adolescência que nada lhe envergonharam. Pelo contrário, muito serviram para valorizar as suas conquistas e êxitos como homem e empreendedor. É sócio da Casa Rios (venda de materiais de construção, móveis e eletroeletrônicos). Manteve suas raízes na agropecuária, sendo criador de cavalos. Atua, também, como filantropo em asilos, bandas musicais e em diversos projetos de responsabilidade social. E no futebol? Fabiano é torcedor e patrocinador de diversos times, entre os quais: Cruzeiro, Flamengo, Villa Nova, América mineiro e, na sua região é apoiador do esporte local. É vice-presidente do Villa Nova e conselheiro do Atlético Mineiro. O nosso bravo guerreiro “valentão do destemido”, Fabiano, venceu. 

E a nossa Acadêmicos de Venda Nova tem a honra de exaltar esse digno mineiro e cidadão-honorário de Belo Horizonte. 

 Mais informações para inscrições e recebimento do REGULAMENTO DO CONCURSO DO SAMBA-ENREDO 2020 :  
Fone e zap - 31 99427-4064- Francisco  Gonçalves
Diretoria Artística Belo Horizonte – Carnaval 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário