Márcio Tata sai da Belotur e assume Presidência da "A LIGA" – a Mais Nova Liga das Escolas de Samba de Belo Horizonte. - CARNA BH

sábado, 13 de julho de 2019

Márcio Tata sai da Belotur e assume Presidência da "A LIGA" – a Mais Nova Liga das Escolas de Samba de Belo Horizonte.

Márcio Eustáquio Antunes de Souza, com o nome social de  Márcio Tata Kamus'ende, como é conhecido no samba, na cultura e eventos de culturais tradicionais da cidade  aceitou o convite das oito escolas de samba atuantes da capital mineira e pediu exoneração do seu cargo na Belotur para assumir a primeira presidência da nova liga  das escolas de samba de Belo Horizonte. Intitulada de  “A Liga”.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1831274683629540&set=t.100002410782859&type=3&theater
Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais (LIEMG), nome oficial que ganhou o nome fantasia de "A LIGA", surge como salvação para as escolas de samba da capital que a anos vem lutando por uma representação imparcial junto ao órgão público que produz a festa de carnaval na cidade desde a década de 80 a Belotur.

Após várias buscas e tentativas de resgate e ativação de ligas de agremiações já existentes na capital, os presidentes acharam melhor criar uma nova organização que fosse imparcial e que a nova liga tenha a paixão e respeito aos trabalhos desenvolvidos pelas agremiações carnavalescas da cidade, que às duras penas sofrem a anos com os descasos do poder público, sendo uma delas a luta pela sede, onde as agremiações pudessem preparar melhor os espetáculos que são apresentados na avenida do samba para o público da cidade e o desenvolvimento social onde atuam na cidade, está é uma luta antiga das instituições. Um investimento em cultura, social, economia e o turismo de carnaval ainda mal explorado, além da geração de empregos diretos e indiretos no setor produtivo dos espetáculos.

A portas fechadas, os presidentes das oito escolas de samba de Belo Horizonte na ativa, reuniram-se por várias plenárias após o carnaval de 2019 para chegarem a decisão de fundarem em comum acordo uma nova liga, que tivesse a responsabilidade e que correspondesse os verdadeiros interesses das agremiações mediante poder público e patrocinadores, sendo imparcial às agremiações do grupo e que lutasse pela causa do carnaval em comum das agremiações. Enfim um a liga forte e com liderança para direcionar o carnaval das instituições carnavalescas já em 2020.  

O convite para presidir a primeira gestão da liga foi realizado no final do mês de junho em segredo da imprensa ao então nomeado Marcio Tata Kamus`ende( nome social) e revelado por ele em redes sociais no dia 01 de julho de 2019, do convite que foi oficializado no dia 12 de julho de 2019 para a imprensa. 

01/julho /2019 face book Márcio Tata
Recebi hoje um convite oficial assinado por todas as escolas de samba de BH. 
Acho que vem coisa boa por aí....
 — com Francisco AcadêmicosGres Canto Da Alvorada Canto da Alvorada e Luiz Carlos Novais Novais.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2320388588051478&set=t.100002410782859&type=3&theater

 Ainda não foi revelado a composição do corpo diretivo da liga, mas se sabe que a presidência está certíssima e aceita pelo Sr. Márcio que responde com orgulho em suas redes sociais os cumprimentos de amigos e público.

Márcio Eustáquio Antunes de Souza  e com o nome social de  Márcio Tata Kamus'ende
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1557110661045945&set=t.100002410782859&type=3&theater
O moço é famoso pela sua grande reputação no mundo do samba na cidade, além de empreender em diversas frentes da cultura de raiz africana, assim como a fundação do bloco Bandarerê um dos maiores blocos de afoxé de Belo Horizonte,  ajudou a fundar a liga dos blocos afros da cidade ABAFRO e  organizador  do evento de Iemanjá na Pampulha. Como bom candomblezeiro , Marcio é engajado pelas conquistas de mais espaço de respeito da cultura popular e negra na cidade.


Márcio Tata, lutou e conseguiu realizar enquanto esteve na Belotur  o evento kandandu  no carnaval, evento voltado para apresentação dos blocos afros para a cidade em palco montado na praça Rui Barbosa( Praça da Estação). Essa foi uma das grandes contribuições vinda de muito enfrentamentamento racial e político  no segmento de carnaval. Esperemos que a proposta continue mesmo com sua saída do órgão.  


A três anos na Belotur, Marcio era responsável pelo gerenciamento do Carnaval do município, que deu um salto enorme no ranking.

Postado no seu facebook diz
Bom dia !
Final de mais um ciclo.
A vida é feita de coisas assim. Estive durante 3 carnavais colaborando com o município na assessoria da Belotur.
Foram dias de luta, onde todos os dias fui lembrado da minha origem e do povo que lá eu representava. Que bom que foi assim! Isso não me fez esquecer de onde vim e para onde quero ir, mais ainda, como gostaria de caminhar.
Deixo com felicidade um Kandandu criado e consolidado na abertura oficial do carnaval de BH, com reconhecimento nacional de uma das maiores ações de promoção de igualdade racial do país, a placa trazida pelo antigo Ministério dos Direitos Humanos esta na sede da Belotur.
Uma gestão para o carnaval de passarela, que me foi entregue meio que no susto e que cresceu 100% em 3 anos, com uma melhora significativa em sua estrutura.
Este último ponto é o motivo de minha saída.
Saio para um novo desafio! Recebi uma carta convite assinada por todos os presidentes das Escolas de Samba de BH, para conduzir a implantação e presidir A LIGA das escolas de samba de nosso Estado.
Então me vou. Com a proteção de Nkosi, caminhos abertos por Nzila e sob o banté sagrado de Lemba, para mais uma missão.
Agradeço a meu amigo, que um dia foi meu diretor e hoje é o presidente da Belotur, Gilberto Castro e em seu nome abraço todos os demais funcionários da Belotur.
Belotur que seguirá parceira neste meu novo ciclo de vida profissional.
O que vivi nesses 3 anos de Belotur, está sendo trabalhado em um livro, que um dia, quem sabe, estará a disposição de todos.
Agora é trabalhar muito para que o carnaval de passarela desta cidade tenha a devida atenção, respeito e valorização.
Bora começar!" 12/07/2019 às 16:00 face

Mensagens ao presidente Márcio Tata Kamus'ende

“Parabéns Presidente Marcio.  É com muita alegria que recebemovs  hoje a confirmação que deixa de oficiosa para oficial. Como eu,  acredito que todos colegas estáo felizes em confirma-lo nessa data   memorável em um cargo de grande envergadura. Que o Grande Arquiteto do Universo, lhe cubra com seu manto sagrado para elucidar e nos trazer alento  numa hora de grande turbulência cultural  na certeza de que capacidade, competencia e seriedade é  um vetor que sempre norteou seu caminho”.
Presidente Luiz Novaes,  GRES-Imperavi de Ouros  e representante do GRES-Bem Ti Vi.

Que venham muitos carnavais no comando da Liga !!
Xandão- GRES- Cidade Jardim


 O portal Carna BH acredita na força do carnaval como transformadora da sociedade e parabeniza asa agremiações por tomaram tão importante decisão e não deixar que a nossa história tenha sido em vão.
boa jornada ao presidente Marcio Tata. 

2 comentários:

  1. NOTÍCIAS BOAS DE SOBREVIVÊNCIA DAS ESCOLAS DE SAMBA QUE JÁ REALIZARAM O SEGUNDO MAIOR EVENTO POPULAR DO BRASIL QUE É O DESFILE DE ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS CARICATOS DO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE , AGORA A GRANDE IMPORTÂNCIA DE "A NOVA LIGA" É QUE REÚNA DE UMA VEZ POR TODAS OS REPRESENTANTE DOS EVENTOS POPULARES DE BELO HORIZONTE PARA JUNTOS POSSAMOS LUTAR PELO SAMBODROMO DA VIA240 QUE CONQUISTAMOS NO ORÇAMENTO PARTICIPÁTIO DE 2006 E QUE FOMOS ENGANADOS PELA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE POR NÃO TER EXECUTADO O PROJETO.....E DIGO MAIS NÃO IMPORTA ONDE SERÁ FEITO MAS O IMPORTANTE É QUE SE CUMPRA O REGULAMENTO DO OP QUE DIZ O SEGUINTE OBRA CONQUISTADA É OBRA EXECUTADA.

    ABRAÇOS DO MÉA

    ResponderExcluir